Os beneficiários do Fundo PIS/Pasep com idade a partir de 60 anos retiraram R$ 1,3 bilhão, 23,2% do total de R$ 5,6 bilhões disponíveis. Entre o dia 22 de janeiro, quando começaram os saques para os idosos a partir de 60 anos, até o dia 31, cerca de um milhão de pessoas sacaram o benefício, 31,25% do total de 3,2 milhões de cotistas.

Tem direito aos recursos do fundo de cotistas o trabalhador do setor público ou privado que tenha contribuído para o PIS ou Pasep até 4 de outubro de 1988 e que não tenha feito o resgate total do saldo.

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão considera os números positivos, mas ainda há muitos idosos e herdeiros desses beneficiários que desconhecem a existência do dinheiro. Quem tiver dúvidas sobre a existência ou não do dinheiro pode procurar os bancos.

A Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento dos recursos do PIS, que corresponde a cerca de 70% dos saques. Já as contas do Pasep, vinculadas aos servidores públicos civis ou militares, são administradas pelo Banco do Brasil e correspondem a 30%.

 

Mudança na idade para saque

 

O direito ao saque do Fundo PIS/Pasep já era previsto para aposentados e idosos com idade a partir de 70 anos.

Em agosto de 2017, o presidente Michel Temer assinou a MP 797/2017 prevendo a liberação de saque para homens a partir de 65 anos e mulheres a partir de 62 anos. O texto perdeu a validade no dia 21 de dezembro, sem ter sido votado pelo Congresso Nacional. Por isso, entrou em vigor a MP 813/2017, que traz a idade mínima de 60 anos, tanto para homens quanto para mulheres.

Todos os públicos contemplados pela MP podem buscar as agências e requerer o saque da cota, ou seja, pessoas com mais de 60 anos, aposentados, herdeiros, quem foi transferido para a reserva remunerada ou reforma ou casos de invalidez.

O dinheiro ficará disponível para todos os beneficiários - não há prazo para saque.

Para consultar o saldo de cotas do PIS, é necessário o número do NIS, que pode ser encontrado:

 

Fonte: (Publicado por G1/Globo – www.g1.globo.com)