O Sindicato

 

SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE CERVEJA E BEBIDAS EM GERAL, DO VINHO, ÁGUA MINERAL, DO AZEITE E ÓLEOS ALIMENTÍCIOS, DA TORREFAÇÃO E MOAGEM DE CAFÉ DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA E DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE ALIMENTAÇÃO, entidade profissional fundada em 21 de Fevereiro de 1941, tendo à frente da administração o presidente Sr. Antonio Sergio Farias. O sindicato tem como premissa básica a defesa dos interesses dos trabalhadores pertencentes à categoria profissional.


O Atendimento é diário, de segunda à sexta-feira das 08:00 às 17:00 horas na sede social:
Rua Rio Grande do Norte, 1863 – Vila Guaíra Curitiba – Pr.
Fone:    (41) 3333-5519
Fax:    (41) 3334-5825
E-mail:    sindibebidas@terra.com.br


Além da sede em Curitiba, o sindicato, presta atendimento aos trabalhadores, nas sub-sedes nos seguintes municípios:
 

Sub-sede Lapa
Rua do Trabalhador Rural, 158 – Jardim Santo Antonio – Lapa– Pr.
Fone/fax:    (41) 3622-3439
E-mail:    sindibebidaslapa@hotmail.com

Sub-sede Guarapuava
Av. Xavier da Silva, 1.753 - térreo apto 02 – Centro - Guarapuava–Pr.
Fone:    (42) 3622-9253
E-mail:    fs.guarapuava@hotmail.com

 

 

Histórico

 

 

Há 70 anos, no dia 21 de Fevereiro de 1941 era fundada a Associação Profissional dos Trabalhadores na Indústria da Cerveja e Bebidas em Geral para organização dos trabalhadores nas indústrias de cerveja e bebidas em geral.

 

Em 17 de Setembro de 1942, através do processo D.N.T. de nº 9.676/1942 a associação é reconhecida pelo Ministro de Estado dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio como Sindicato, sendo expedida a Carta Sindical, passando a entidade a denominar-se Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Cerveja e Bebidas em Geral com base territorial intermunicipal com abrangência nos municípios de Curitiba, Rio Negro, Morretes, São Jose dos Pinhais e Paranaguá.

 

Como os outros municípios do estado estavam sem representação sindical, e para integrar toda a categoria de bebidas numa só base territorial, em 24 de março de 1953, através do processo MTIC 951.681-51 foi aprovada extensão de base do sindicato, passando a abrangência para todo o estado do Paraná, alterando a denominação da entidade para Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral, do Vinho, Azeite e Óleos Alimentícios, da Torrefação e Moagem de Café e do Frio no Estado do Paraná.

Conforme o tempo passou, os municípios evoluíram sua posição sindical dando origem a novos sindicatos municipais, então o sindicato cede alguns de seus municípios. Em 25 de junho de 1979 cede o Município de Maringá para o então novo, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Maringá; em 28 de julho de 1981, deixa de representar os municípios de Londrina, Cambe e Ibiporã, cedendo os mesmos ao então recém-fundado Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Londrina.

 

Com a fundação de diversos sindicatos na área de alimentação, ao longo dos anos foram sendo cedidos diversos municípios às novas entidades sindicais, ficando então a abrangência territorial do sindicato em Curitiba e cidades da Região Metropolitana.

 

Em 13 de agosto de 1993 foi realizada uma assembléia geral extraordinária aprovando a extensão da base territorial, agregando diversos municípios da região dos Campos Gerais e municípios próximos. Com a extensão de base foi alterada também as categorias profissionais representadas, passando a integrar trabalhadores das indústrias de Erva Mate, Panificação e Confeitaria, Panificação e Confeitaria dos Campos Gerais, Carnes e Derivados, Produtos Avícolas e Derivados, Trigo, Laticínios e Produtos Derivados, Alimentação Plúrima, Alimentação Animal. O sindicato passou a denominar-se Sindicato dos Trabalhadores nas indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral. Do Vinho, Água Mineral, do Azeite e Óleos Alimentícios, da Torrefação e Moagem de Café de Curitiba e Região Metropolitana e dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação.

 

Devido a essa nova representação o sindicato passou a ter cinco datas-base, maio, junho, setembro, outubro e novembro.

 

O Sindicato representa atualmente aproximadamente 5000 trabalhadores e tem em seu quadro social 1200 associados.